top of page
Sem Título-1.png

​Nossa História

A criação da Cervejaria Acadêmica e dos produtos com a marca “Segredo do Professor” teve origem como consequência de trabalhos científicos desenvolvidos com leveduras oriundas da produção de cachaça, com base projetos inovadores que visam estudar o potencial da biodiversidade brasileira na criação de estilos cervejeiros nacionais.
 
Os trabalhos visavam inicialmente melhorar a qualidade de cachaças produzidas no país; para tanto foi desenvolvida uma metodologia de isolamento e seleção de leveduras a partir de dornas de fermentação de cachaça. Uma vez selecionada com base em critérios que possibilitam a produção de bebidas de maior qualidade, as leveduras são reintroduzidas no seu ambiente original, fazendo com que os produtos assim obtidos tenham de fato uma maior qualidade sensorial. Em decorrência desse trabalho, estudos relacionados à aplicação dessas leveduras na produção de cervejas artesanais foram dessa forma executados.
 
Em 2013, decidimos constituir uma sociedade e assim foi criada a Cervejaria Acadêmica que foi regulamentada em 2016 em todos os órgãos de controle fiscal (Ministério da Agricultura e Abastecimento; Receitas Federal e Estadual; Vigilância Sanitária, entre outros) passando a produzir cervejas com a marca Segredo do Professor, fazendo alusão ao fato de que esses produtos se originam de estudos científicos que levam a utilização de leveduras obtidas da fermentação de cachaça na produção de cervejas artesanais.
 
Pelo fato de que a levedura utilizada na obtenção das cervejas foi isolada a partir da cidade de Araçuaí (MG), entendemos como estratégico privilegiar também a distribuição da cachaça produzida também com a mesma levedura, e assim recebendo o mesmo nome.
 
Portanto, o nome Segredo do Professor foi atribuído aos produtos para explicitar o valor das leveduras encontradas no ambiente fermentativo da produção de cachaças, sendo também uma homenagem a vários(as) cientistas brasileiros(as) que se dedicam a nobre tarefa de fazer ciência no Brasil.

Viva a ciência brasileira...

Uma parte das contribuições da ciência brasileira para o melhorar a qualidade da cachaça brasileira, e posteriormente o estudo de leveduras de produção de cachaça na obtenção de cervejas artesanais, foi realizada pelo Prof. Rogelio Brandão, meu pai.

Ele iniciou sua trajetória no campo da Biotecnologia das Fermentações ainda no ensino médio quando em 1977 se formou no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, MG. Nesta instituição teve os primeiros contatos com as disciplinas de Microbiologia e Bioquímica, e obviamente os processos fermentativos associados ¡a produção de queijos e outros produtos lácteos. Em seguida, graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980) onde decidiu continuar os estudos a nível pós-graduado também na área de Bioquímica. O caminho escolhido foi o Deptº de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, onde em 1987 concluiu seu doutoramento. Além disso, tem estágios de pós-doutoramento em duas instituições europeias: Instituto Gulbenkian de Ciências (Oeiras - Portugal; 1988; trabalhando com Bioquímica e Fisiologia de Microrganismos Eucariotos); Katholieke Universiteit Leuven (Leuven - Bélgica; 1998-1989, 1991-1993, 1994-1995; atuando na área de Biologia Molecular de Leveduras).
 
Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na área de Biotecnologia onde trabalha desde 1987. Coordena o Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Departamento de Farmácia da Escola de Farmácia da UFOP. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Como o seu CV Lattes demonstra (http://lattes.cnpq.br/5985706469119679) meu pai tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Bioquímica dos Microrganismos, atuando em mecanismos de sinalização em Saccharomyces cerevisiae; na seleção de leveduras para a produção de cachaça; e na Biotecnologia de leveduras mais avançada, principalmente na criação de novas estirpes de leveduras para aplicação nas indústrias de bebidas e  biocombustíveis
 
Por tudo isso, nossa família resolveu criar a marca “Segredo do Professor” que é uma maneira de não somente homenageá-lo individualmente, mas como ele mesmo diz, para estender a todos os cientistas brasileiros que mesmo sem ter as melhores condições, produzem ciência de muita qualidade no Brasil.

Minha mãe Regiane, minha irmã Lucilla, minha filha Teresa e eu, Luciana, esperamos que vocês gostem do resultado desta aventura que mistura ciência e paixão pelo Brasil.
 

Sobre Nós

"A Cervejaria Acadêmica oferece produtos de alta qualidade, como cervejas artesanais e cachaças com a marca "Segredo do Professor", resultado dos estudos científicos em Biotecnologia do Professor Dr. Rogelio Lopes Brandão e sua equipe. Descubra o sabor autêntico da ciência em cada gota."

Entre em Contato

(31) 9 8888 5761

 

R. Amaro Lanari, 59-A

Saramenha, Ouro Preto - MG

CEP 35402-352

Funcionamento

Segunda a Sexta:

08h - 16h

Sábados 

08h - 12h

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Yago Rioga para Cervejaria Acadêmica.

bottom of page